sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Importância Dos Livros

O quotidiano dos jovens do século XXI passou a ser dormir-escola-computador-dormir e a leitura é quase inexistente no nosso dia-a-dia. Isto é meio caminho andado para a ignorância.
Os nossos antepassados passavam os dias passeando por jardins, fazendo soirées (ao estilo de Eça de Queirós), encontrando-se com amigos (não virtualmente) e principalmente dando muita importância à leitura e à musica, no geral, às Artes. E faziam eles muito bem, nao tinham cérebros pequeninos e ressequidos sem informação nenhuma.
Quando abrimos um livro, a primeira coisa que sentimos é o prazer de desfolhar as suas folhas virgens, ansiosa pelo toque. E imediatamente, tal como sereias encantadas, arrastam-nos para dentro delas, aprisionando-nos e calando-nos e a única coisa a fazer é ler. Um livro pode ser o que quiseres. Pode contar uma história de amor impossível entre vampiros, uma aventura de "cowboys" ou pode simplesmente ser um clássico, um livro passado de geração em geração, com uma boa lição de vida e com muita sabedoria para transmitir.
Um livro ensina-nos a sonhar e a ter uma imaginação mais fértil, e isso, acreditem ou não, ajuda a ultrapassar todas as adversidades de uma vida, tornando-a melhor e muito mais fácil de viver. Porque quando vivemos felizes e acreditamos que conseguimos fazer tudo o que sonhamos, conseguimos. Essa é sem dúvida a função de um livro.
Um livro é um amigo mais velho e maduro, que nos ensina a sonhar, a estudar, a ler e a escrever, porque quanto mais lemos, mais sabemos.
Depois de tudo isto, não vos apetece ler?

Sem comentários:

Enviar um comentário